quinta-feira, 12 de março de 2009

Perspectiva do Cinema Nacional 2009 (atrazada) – Parte 1

fimDepois de listar os filmes mais comentados para 2009 e mais bem noticiados no mundo cinematográfico, chegou a hora de comentar sobre aqueles não tão falados assim, mas que nem por isso são – ou serão – por nós, brasileiros, menos esperados. São estes os por mim selecionados:

Titãs - A Vida Até Parece uma Festa
”Os Titãs contam sua própria história”, como diz a sinopse oficial. Já estreou dia 16 de janeiro o documentário dirigido por Branco Melo e Oscar Rodrigo Alves, que usou cerca de 200 horas de imagens captadas pelos Titãs e principalmente por Branco, que em 1984 comprou uma câmera de vídeo e saiu gravando tudo que acontecia com o grupo naquele momento de explosão musical dos anos 80, transformando as fitas em um filme de 1h30, depois de 6 intensos anos de edição. Sem roteiro linear e sem narração, o longa traz cenas de bastidores, gravações de álbuns antológicos e um pouco do estilo de vida dos integrantes da banda. Já foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de Cinema em São Paulo, como sabemos que aqui o Madrigal nem o Moviecom o exibirá, a mim só resta: De Paula, meu querido, baixe aí pra nós. Distribuição: MovieMobz.

A Festa da Menina Morta
O primeiro filme de Matheus Nachtergaele como diretor conta a história de Santinho (Daniel de Oliveira), uma espécie de líder religioso em uma comunidade ribeirinha do rio Amazonas que comemora todos os anos a Festa da Menina Morta, em referência à entrega dos trapos de uma jovem desaparecida. Ganhou 6 prêmios no Festival de Cinema de Gramado, dentre eles o de melhor filme pelo júri popular, o prêmio da crítica e o de melhor ator para Daniel de Oliveira. Dizem ser um drama pesado com história forte e envolvente, e vem sendo elogiado pela “crítica especializada” desde sua primeira exibição como selecionado do Festival de Cannes. Depois disso tudo, fico na obrigação de assistir à película (não gosto disso), o que me admira é que apenas 7 a 10 cópias serão disponibilizadas na sua estréia prevista para fevereiro, segundo a produtora Vânia Catani. Distribuição: Imovision.

Garapa
Tendo como tema a fome no mundo (ou no Brasil, dependendo da fonte de pesquisa), cria-se uma grande expectativa em torno de Garapa, o novo filme de José Padilha (Tropa de Elite), que foi anunciado como uma das atrações da Mostra de Cinema em São Paulo e teve sua exibição cancelada. O documentário, todo em preto-e-branco, acompanha a vida de três famílias em situação de miséria, abordando o problema da pobreza a partir do ponto de vista de suas vítimas. Para mim, José Padilha até agora tem acertado em todos os seus filmes, Ônibus 174 gerou até outro longa memorável ao cativar o super direitor Bruno Barreto, Tropa de Elite ganhou o Urso de Ouro em Berlin e agora Garapa causa réplicas e tréplicas na imprensa brasileira, sem nem ao menos ter sido lançado, vejamos, pois, no que dá. Sem cartaz oficial divulgado, tem previsão de estréia para o mês que vem. Distribuição: Downtown.

Loki - Arnaldo Baptista
Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e com produção do Canal Brasil, o documentário mostra a trajetória do nosso querido mutante Arnaldo Dias Baptista através de depoimentos, imagens raras e inéditas de sua carreira. O filme, que ganhou o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, está sendo ovacionado de pé em todas as mostras e festivais por onde passa. Uma certa vez, desesperei-me por que não encontrava vídeos dos Mutantes na internet suficientes para satisfazer minha gula entusiástica e tive que contentar-me com um curta-metragem de 6 min sobre a banda e alguns vídeos de ao vivos da Tv Cultura, além é claro do comercial da Shell. Enfim, este filme veio atendendo às minhas preces. Estréia: 20 de março. Distribuição: MovieMobz.

Budapeste
Pode-se dizer que Walter Carvalho esteve envolvido nas principais produções do cinema brasileiro, quando se precisa de um perito em cinematografia, é Walter Carvalho a que chamam; vai uma pequena mostra dos filmes que levam seu nome nos créditos – a maioria como diretor de fotografia: Chega de saudade, Baixio das Bestas, O céu de Suely, A máquina, Crime delicado, Cazuza – O tempo não para (co-diretor), Glauber o filme, Carandiru, Amarelo Manga, Madame Satã, Abril despedaçado, Lavoura arcaica, O primeiro dia, Central do Brasil, Terra estrangeira, e por aí vai. Agora o bonitão, pela primeira vez assinando sozinho a direção, rodará o longa Budapeste, inspirado/baseado (veremos..) no romance homônimo de Chico Buarque, cuj a história é centrada no personagem carioca José Costa [Zsoze Kósta], que trabalha como ghost-writer e passa por conflitos existenciais ao longo da trama, sendo interpretado pelo ator-digno-de-oscar Leonardo Medeiros (lembram de Cabra-cega?). Filmado no Rio de Janeiro e na Hungria, Budapeste é uma fita que promete, tanto pelo “incipiente” diretor, quanto pela excelente escolha do casting. Todavia, tenho preconceitos quando o assunto é adaptação, ainda mais de romances; penso que o realizador, ao mexer com a obra alheia, tem que avisar com certa precisão o que pretende fazer; uma fiel adaptação? uma releitura? um dragonball?! É necessário para que o expectador que guarda um carinho mais sensível pela obra escolha não ver – como fiz com essa mini-série global baseada na vida de minha paixão Maysa – ou pelo menos vá ao cinema avisado. O filme estréia em 3 de abril, estou mais curioso pra ver o que o Chico vai dizer. Distribuição: Imagem Filmes.

Plastic City
Uma co-produção sino-nipo-brasileira, Plastic City ou Dangkou é um "filme de gângster", como define o cineasta Yu Lik-Wai; custou cerca de R$ 5,5 milhões (nada para Hollywood, os olhos da cara para o Brasil) e é ambientado no bairro oriental da Liberdade na cidade de São Paulo. "As diversas camadas e as muitas contradições que encontrei nessa cidade foram muito inspiradoras para um filme. São Paulo oferece um pano de fundo adequado para uma história urbana moderna", afirma o diretor. Yu Lik-Wai disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com seu primeiro longa-metragem, "Love Will Tear Us Apart" (1999) e participou com o filme seguinte, "All Tomorrow's Parties" (2003), da Mostra de São Paulo daquele ano, seu terceiro filme até agora não tem agradado muito, tendo sido vaiado em Veneza em ambas as sessões para a imprensa. Não obstante, achei importante dar o destaque, visto que sempre aguardo com ansiedade as produções do cinema chinês, e este não poderia ser diferente (mesmo sem ter kung-fu). E afinal, quem dá bola para o que pensam uns reles críticos da imprensa italiana? Como diz meu segundo pai: “Ou o cara é inteligente ou é crítico”. Estréia prevista para maio. Distribuição: Paris Filmes.

Apenas o Fim
Felipe foi quem primeiro me mostrou o trailer deste filme: encantador, inovador, divertido, fodástico! Procurem no youtube e, por favor, vejam. A idéia é muito boa, está de parabéns o jovem diretor carioca Matheus Souza, que aos 20 anos dirigiu o longa com apenas 8 mil reais, o que lhe rendeu Menção Honrosa do júri do Festival do Rio, tendo sido seu filme escolhido como o melhor pelo júri popular. A história se passa em um dia, no qual namorado e namorada conversam uma conversa casual, quando ela decide mudar de rumo e ele percebe que a vida não será mais como antes. Tem previsão de estréia “calculada” para 12 de junho. Distribuição: Filmes do Estação.

Família vende tudo
Uma família de classe média baixa um tanto perdida, um tanto pendendo para a contravenção e mentiras. Os pais resolvem trazer uma muamba do Paraguai, mas a mercadoria é apreendida, o que joga a família num buraco financeiro ainda pior. A única solução é a relação de uma das filhas, Lindinha, com um famoso cantor brega. O "golpe da barriga" é a chance para a família. Assim é a crônica que marcará a volta à comédia do diretor francês radicado no Brasil Alain Fresnot. Sem muito o que opinar, espero rir. No elenco: Vera Holtz, Lima Duarte, Caco Ciocler, Luana Piovani. Previsão de estréia: maio. Distribuição: PlayArte.

Era uma vez…
Segundo a página oficial do filme, Era uma vez... conta a história de amor entre dois jovens que vivem realidades bem distintas. Morador da favela do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul, Dé descobriu cedo as dificuldades de vencer na vida de forma honesta, cercado pelas armadilhas do crime. Filho da empregada doméstica, Bernadete, e abandonado pelo pai, ele assistiu a um traficante matar seu irmão Beto. Em seguida, seu irmão mais velho, Carlão, é obrigado pelos bandidos a se exilar da favela e acaba preso ao ser confundido com marginais em meio a um arrastão na praia. Apesar de tantos contratempos, Dé mantém sua dignidade. Trabalhador, vende cachorro-quente num quiosque na praia. É dali, de trás do balcão, que observa Nina, filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, avenida em frente à Praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Juntos, experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver um amor tão grande quanto improvável. Porém, são alvo de críticas e preconceitos velados. Dé e Nina são o retrato da intolerância e dos abismos sociais que separam brasileiros não apenas no Rio, mas em cidades de todo o país e do mundo. Pareceu-me ser mais um filme tipo Romeu e Julieta da favela, da velha cena mocinha rica, garoto pobre, enfim, tão clichê como seu título, mas vi o trailer e gostei e acho que terá algo mais e estou apostando e está aqui neste post. Um filme de Breno Silveira. Distribuição: Columbia Pictures.

To be continued..

3 comentários:

  1. Eh "apenas o fim" o nome do filme que estreia esse ano - "apenas um sonho" eh a traducao do nome do filme que estrela o casal titanico vivendo um casamento em crise na decada de 50.

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira canelada no lerdo engano!: Legal! Tava demorando..

    Mas é isso mesmo, tens razão, Karenina.. confundi com a poha do Revolutioonary Road, que, como disseste, é o filme do casal titãnico, cujo título brasileiro é Apenas um Sonho (aliás.. vi esse filme: achei meeiro).

    Enfim, já corrigi lá.. by the way: tô doido pra ver Apenas o Fim!
    Obrigado pelo aviso.
    Xero!

    ResponderExcluir
  3. Também tô a fim de ver esse filme do Matheus Souza... vi uma entrevista dele no altas horas há uns meses, passou um trecho do filme e tal...

    já baixou? (rs)

    =D

    ResponderExcluir

Comente