quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Top 5 - músicas que me impactaram desde a primeira audição.

- 1 -


Acabou chorare (Novos Baianos)






Conheci há poucos dias, eu acho. Menos de um mês. Como é que pode?


Sinal de que há muita coisa boa por aí que eu nem faço idéia que existe, mesmo que esteja embaixo do meu nariz.


- 2 -


Concerto #1 para piano e orquestra, 3º movimento (Piotr Tchaikovski)





Essa é bem manjada - melhor assim, não quero aparentar estar me exibindo. Tenho num cd junto com O Quebra Nozes e O Lago dos Cisnes. Parece até que sou fã da Disney.


Conheci na passagem de 2007 pra 2008. Entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro passaram esse concerto umas 10 vezes na TV Senado, revezando com uma outra apresentação de orquestra + quarteto de jazz. Assisti quase todas, uma depois da outra. Como sempre, antes de rodarem o vídeo rolou uma providencial explanação de Artur da Távola, o que era um dos motivos de eu continuar assistindo aquilo.


Apesar de ser música clássica (ou erudita, como outros dizem), este movimento é bem nervoso, digo até que é mais rock'n'roll que muita bandinha por aí. Impactante mesmo, digna deste top 5.


- 3 -


The build up (Kings of Convenience)





Kings of Convenience é uma dupla de noruegueses - Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe. Tocam um som tipo indie-folk, ou algo do tipo. Violões bem arranjados, vozes suaves. Música de primeira.


Em algumas de suas canções são acompanhados da canadense Leslie Feist, dona de uma voz verdadeiramente encantadora. Belíssimo entrosamento. The build up foi composta em duas etapas: os caras tinham a letra incompleta, largada por lá, e quando Feist atendeu ao convite para gravarem um cd juntos, completou-a. Não podia ter ficado melhor.


- 4 -


When you were young (The Killers)






Essa banda de Las Vegas, que dizem ser glam rock (se é que isso existe), faz um som sensacional. Pra ouvir no último volume. Ouço esse faixa direto desde que o Sam's Town saiu, em 2006.


- 5 -


Best of you (Foo Fighters)






Vi o clipe pela primeira vez em 2005. Vibrante. Nem preciso dizer nada, é só assistir.


-----

Lista em mp3:





-----


Enfim, é bem por aí. Ou não, quem sabe amanhã poderia ser diferente. Afinal, música é vida, e a vida não pára.


Na espera pelos próximos top 5 lerdo-enganados.


5 comentários:

  1. Essa rodada era top 5??
    ou ainda n comecou a rodada tematica q a gente fez o sorteio??

    ResponderExcluir
  2. [um grande post merece um coment grande]
    rpz!, essas músicas que nos pegam desprevenidos, nos chamam a atenção assim quase como um susto, e nos fazem arrepiar os pelos do braço e o cabelo (e às vezes até quase-chorar..ê lelê) elas ficam pra sempre.. marcadas.. as melhores.. 5 estrelinhas.. são mesmo as melhores! q nunca esquecemos.
    disco! disco!
    -1-
    rpz, ouvi - de ouvir dizer - QUE a acabou chorare foi transada assim: QUE os Novos Baianos ouviram história do João Gilberto, QUE ouvia da filhinha Bebel Gilberto, QUE por ter aprendido espanhol quando criança na época que morou com os pais no México, QUE ela acabava de vez em vez misturando o espanhol com o português. enfim.. no bubu bulindo.
    legal a idéia de pôr o primo de Becca pra cantar..muito boa a ver. do a.a.! (mas sugeriria - se eu tivesse a audácia - aos leitores/visualizadores: não deixem de conferir a v. orig. com Pepel nos vocais e Moraes na guitarra)
    -2-
    oxe, comparada com as disney music essa não fica tão manjada não.. essa parte da música é simplesmente realmente bombástica! mas lhe confesso q das poucas que ouvi do Peter prefiro as mais fossa mesmo..: Nau, have you listened to the last moviment of his 6º symphony (op.67)? you're gonna be delighted..
    lembranças ao saudoso arthur da távola.. aquele velhinho transbordava sinceridade! lembro q pela ocasião da sua morte, pensei "e agora, quem vai me fazer não ter medo da música clássica?"
    -3-
    se em uma lista de música sua não tivesse Kings of Convenience não poderia ser Renato.. bem, vc sabe que eu não sou tão fã da banda como vc, indasim essa música me chamou muita a atenção, sobretudo pela voz dessa Leslie Feist.. GOOD LORD! who is that girl?! que voz! poha.. será q teremos mais uma mocinha para a coleção..? - gostei do seu anúncio: "música de primeira." (=
    -4-
    entendo que ela tenha um quê de arrepiante, uma coisa assim de efeitos sensacionais que fazem dela realmente uma música digna.. é isso: ela é uma música sensacionalista! mas confesso que não me senti atraída por ela quando escutei pelas primeiras vezes.. acho q por ser aquela coisa né: saindo do hot fuss, que é um PUTA cd! e por ela ser praticamente a primeira música do álbum (já q a anterior é um enterlude).. aí deu que esse cd eu lembro q fiquei executando diversas vezes a partir da 5ª faixa (a mais foda).. aí foi isso.. é um bom disco, mas não é o hot fuss.
    -5-
    sei o que é Foo Fighters, sei q existem pessoas que até matariam aula na facu pelo Dave Grohl, conheço os singles, mas não conheço a banda.. e vou lhe dizer, caro, que hoje foi minha primeira audição desta Best of you.. $#%$#%$*&%%&*(%%$!! o seguinte lhe digo: tive que baixar/download a música e tocar no player pra ajustar a equalização à merda do meu som, q não guentou de jeito nenhum o grave da “musiquinha”.. hihihihih.. well done, mate!

    é isso, no mais ótima proposta de rodada temática ótimo post ótimo top5..tema invejável.. agora, acho q o próximo sou eu, não é isso? já tenho o tema.. e a lista completa..mas certamente não entregarei o post até que comecem as aulas.. (bleh!:aulas) ;; prometo até o fim do mes, though

    xêroxêro

    ResponderExcluir
  3. Isso aí...

    1. Pois é, não ouvi a 6ª de "Peter" ainda não... vou baixar!
    =)

    2. Artur da Távola (ou Paulo Alberto Monteiro de Barros) era de fato uma alma iluminada. Vi na wikipedia que ele escreveu 23 livros! Cara, tem muita coisa a aprender dele ainda...

    3. Dá-lhe Kings! Realmente banda de primeira... os caras cantam até Garota de Ipanema...

    4. No mais, agradeço o comentário! E estou ansioso pelos próximos posts!

    P.S.: Disco disco!!
    (huahuahuahauhuah)

    ResponderExcluir
  4. sem muitos comentarios...

    postagem fenomenal
    novo head fenomenal

    =]

    ResponderExcluir
  5. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir

Comente